MANEJO DA LAGARTA-DO-CARTUCHO NA CULTURA DO MILHO: APLICAÇÃO DE Baculovirus spodoptera ISOLADO E ASSOCIADO COM INSETICIDA
Palavras-chave:
Spodoptera frugiperda, controle microbiano, lufenuron.Resumo
O estudo avaliou o efeito da aplicação do inseticida microbiano Baculovirus spodoptera isoladamente e em associação com o inseticida lufenuron no controle de danos causados pela lagarta-do-cartucho na cultura do milho. O estudo foi conduzido no campus experimental e no Laboratório de Entomologia da Faculdade Integrado de Campo Mourão, PR. O delineamento experimental utilizado foi em blocos ao acaso com nove tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram compostos pelas seguintes doses: B. spodoptera a 50 g ha-1 (2,5 x 10¹¹ poliedros ha-1) e a 25 g ha-1, lufenuron nas doses de 300 e 150 ml ha-1. A testemunha foi constituída pela ausência de tratamento. As avaliações de eficiência foram feitas em 48, 72, 96, 120, e 144 horas após aplicação dos tratamentos. As avaliações de danos foliares foram realizadas antes da primeira aplicação, e aos sete e quatorze dias após a primeira aplicação. Os resultados demonstraram que o inseticida microbiano Baculovirus spodoptera aplicado isoladamente ou em associação com o inseticida lufenuron foi satisfatório no manejo da lagarta-do-cartucho na cultura do milho.
Palavras-Chave: Spodoptera frugiperda, controle microbiano, lufenuron.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à Revista Campo Digital, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.