SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Aderência à Agenda Ambiental de Administração Pública

Autores

  • Vanessa Duarte de Souza Universidade Federal de Santa Catarina
  • Vivian Osmari Uhlmann Universidade Federal de Santa Catarina
  • Elisete Dahmer Pfitscher Universidade Federal de Santa Catarina

Palavras-chave:

Sustentabilidade Ambiental. Sistema Contábil Gerencial Ambiental - Geração 3. Agenda Ambiental de Administração Pública. Instituição de Ensino.

Resumo

Este estudo teve por objetivo analisar a sustentabilidade ambiental de uma instituição de ensino do Estado de Santa Catarina, bem como investigar a aderência desta instituição à Agenda Ambiental de Administração Pública. O estudo foi realizado por meio da aplicação do Sistema Contábil Gerencial Ambiental – Geração 3, que contou com uma lista de verificação contendo 154 questões relacionadas a interação da organização com o meio ambiente, além da realização de uma segunda lista de verificação com 43 questões voltadas para a adoção da Agenda Ambiental de Administração Pública. As respostas dos questionários foram obtidas por meio de uma servidora da instituição. Analisando os dados obtidos, verificou-se um grau de sustentabilidade geral de 43,65%, correspondente a uma avaliação considerada “regular”. O subgrupo mais deficitário foi o dos “indicadores contábeis”, que alcançou um desempenho ambiental de apenas 17,50%. Considerando os grupos-chave analisados, o pior índice de sustentabilidade encontrado foi o do critério “Finanças”, que engloba os indicadores contábeis. No que diz respeito à Agenda Ambiental de Administração Pública, a instituição teve uma aderência geral positiva, apenas não aderindo a três questões do eixo que trata da qualidade de vida no trabalho.

ENVIRONMENTAL SUSTAINABILITY IN EDUCATIONAL INSTITUTION: Adherence to the Environmental Agenda of Public Administration

This study aimed to analyze the environmental sustainability of an educational institution of the State of Santa Catarina, as well as investigate the adherence of this institution to the Environmental Agenda in Public Administration (A3P). The study was conducted through the application of Environmental Management Accounting System-SICOGEA- Generation3, which included a check list containing 154 questions related to the organization's interaction with the environment, besides conducting a check list with 43 questions related to Environmental Agenda in Public Administration in an educational institution. The questionnaire responses were obtained from a employee of the institution. Analyzing the data obtained, there was a degree of overall sustainability of 43.65%, corresponding to an evaluation considered "regular." The subgroup was the most deficient of the "accounting indicators", which achieved environmental performance of only 17.50%. Considering the key groups analyzed, the worst sustainability index found was the criterion "Finance", which includes the accounting indicators. With regard to the A3P, the institution had a very positive grip, just not adhering to three issues that the axis comes to the quality of work life.

Biografia do Autor

Vanessa Duarte de Souza, Universidade Federal de Santa Catarina

Acadêmica do Curso de Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina.    

Vivian Osmari Uhlmann, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre em Contabilidade pela UFSC

Professora Temporária do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC

Elisete Dahmer Pfitscher, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da UFSC.

Downloads

Publicado

2015-07-28

Como Citar

Souza, V. D. de, Uhlmann, V. O., & Pfitscher, E. D. (2015). SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL EM INSTITUIÇÃO DE ENSINO: Aderência à Agenda Ambiental de Administração Pública. Perspectivas Contemporâneas, 10(1), 126–145. Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1180

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original