INTER-RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: um estudo de caso
Palavras-chave:
Estratégia de produção, Estágios de manufatura, Cultura organizacionalResumo
O artigo analisa a inter-relação entre estratégia de produção e cultura organizacional por meio do Modelo de Estratégia de Manufatura (MEM) adaptado de Bates et al. (1995). O foco da estratégia foi no delineamento de quatro estágios de acordo com o MEM e na análise da cultura foram utilizadas dimensões do Modelo de Hofstede (1980) individualismo/coletivismo, distância do poder; e uma dimensão denominada de congruência cultural. Para a realização dos estudos utilizou-se de uma pesquisa... O estudo foi realizado em uma empresa de grande porte e a amostra foi composta de 463 participantes. Os dados foram tratados por meio de correlação de Pearson para as estratégias e Canônica para cultura. Os resultados indicam que a organização encontra-se no estágio mais avançado do MEM e é referência no setor com constantes inovações em produto. A cultura possui características de clã, desenvolvendo capacidades que impactam no desempenho. A estratégia de manufatura é planejada e a cultura se mostra flexível, incentivando os indivíduos a contribuírem com ideias que geram inovação. É observada a existência de inter-relação entre a estratégia de produção e a cultura nas dimensões pesquisadas.Downloads
Publicado
2014-07-15
Como Citar
Heinzmann, L. M., Machado, D. D. P. N., & Loesch, C. (2014). INTER-RELAÇÃO ENTRE ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO E CULTURA ORGANIZACIONAL: um estudo de caso. Perspectivas Contemporâneas, 9(1), 79–94. Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1341
Edição
Seção
Artigo Completo ou Artigo Original
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Perspectivas Contemporâneas o direito de primeira publicação, autorizando-a a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, com atribuição de autoria obrigatória. A revista Perspectivas Contemporâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional e possui selo Diadorim AZUL.