A REFLEXÃO NA PRÁTICA GERENCIAL: uma análise à luz da fenomenografia

Autores

Palavras-chave:

Aprendizado organizacional, fenomenografia, reflexão.

Resumo

A prática reflexiva na administração é um tema relevante e atual, ao passo em que a fenomenografia encontra seu alicerce no princípio de que que os indivíduos possuem diferentes concepções sobre um fenômeno, baseados em suas próprias experiências. Este estudo busca compreender quais são as percepções dos gestores acerca do processo reflexivo. O problema de pesquisa decorre dos questionamentos: Como os gestores refletem? Qual a percepção dos gestores acerca do processo reflexivo para a aprendizagem? Utilizamos a metodologia de trabalho fenomenográfico proposta por Khan (2014), o qual considera que o número de quinze participantes é suficiente para expor linhas de pensamento acerca do tema da pesquisa. Assim, foram entrevistados quinze gestores, com posterior transcrição das entrevistas. Para categorizar o conteúdo transcrito, não analisamos diretamente o fenômeno, mas buscamos afirmações a partir das ideias dos indivíduos sobre ele. A análise produzida levou à identificação de categorias através das quais os entrevistados mostraram diferentes níveis de profundidade quanto a suas percepções acerca do tema proposto. Todos demonstraram adotar a reflexão em suas rotinas diárias, tanto no âmbito profissional quanto no pessoal, sendo observadas distinções em suas formas no que se refere à condição temporal – antes, durante ou após a ação – e em momentos de solidão ou nas relações interpessoais (discussões em grupo). Não foi identificado o processo de reflexão da reflexão sugerido por Schön (1983), o que indica que novos trabalhos podem ser realizados para o estudo desse fenômeno.

REFLECTION IN MANAGEMENT PRACTICE: an analysis in the light of phenomenography

ABSTRACT

Reflective practice in management is a relevant and current topic, while phenomenography finds its foundation in the principle that individuals have different conceptions about a phenomenon, based on their own experiences. This study seeks to understand what the managers’ perceptions about the reflective process are. The research problem stems from the questions: How do managers reflect? What is the perception of managers about the reflective process for learning? We used the phenomenological work methodology proposed by Khan (2014), who considers that the number of fifteen participants is sufficient to expose lines of thought about the research topic. Thus, fifteen managers were interviewed, with subsequent transcription of the interviews. To categorize the transcribed content, we do not directly analyze the phenomenon, but we seek statements based on the individuals' ideas about it. The analysis led to the identification of categories through which the interviewees showed different levels of depth as to their perceptions about the proposed theme. All of them demonstrated to adopt reflection in their daily routines, both professionally and personally, with distinctions being observed in their forms regarding the temporal condition - before, during or after the action - and in moments of solitude or in interpersonal relationships (group discussions). The reflection process about reflection suggested by Schön (1983) was not identified, which indicates that new works can be carried out to study this phenomenon.

Biografia do Autor

José Florentino Vieira de Melo, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal da Paraíba (2005). Pós-graduado pelo Instituto de Graduação e Pós-Graduação - IPOG - no curso Master em Arquitetura. Atualmente servidor público na Universidade Federal da Paraíba, onde atua como Assistente em Administração na Pró-Reitoria de Administração. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional da Universidade Federal da Paraíba.

Thereza Christina Gama Prado Freire, Universidade Federal da Paraíba

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Atualmente é Especialista em Navegação Aérea - Infraero. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Pública.

Flávio dos Santos Aires, Universidade Federal da Paraíba

Mestrando em Gestão Pública e Cooperação Internacional pela Universidade Federal da Paraíba (2018). Bacharel em Administração pela Universidade de Pernambuco (2013), possui especialização em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes - RJ (2016). Atualmente ocupa o cargo de Analista Superior III - Especialista em Navegação Aérea - Infraero e exerce Função de Confiança de Gerente de EPTA ESP. III no Aeroporto Internacional de João Pessoa-PB.

Ana Carolina Kruta de Araújo Bispo, Universidade Federal da Paraíba

Doutorado em Administração com área de concentração em Aprendizagem e Competências (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal da Paraíba com período sanduíche na Université Paris-Est (Paris/França). Mestrado em Administração com área de concentração em Organização e Recursos Humanos, pela Universidade Federal da Paraíba (2003) e graduação em Administração pela Universidade Federal da Paraíba (2000). Professora Adjunto nível III da Universidade Federal da Paraíba na área de Administração Geral e Recursos Humanos e Professora do Curso de Mestrado Acadêmico em Gestão Pública e Cooperação Internacional. Avaliadora Ad hoc INEP/MEC. Atuou como coordenadora do Curso de Graduação em Administração da UFPB (2011-2012 e 2017-2019). Foi docente, coordenadora do Curso de Graduação em Administração e coordenadora da Unidade Acadêmica de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Campina Grande (2009 a 2011). 

Downloads

Publicado

2020-12-12

Como Citar

Vieira de Melo, J. F., Gama Prado Freire, T. C., Aires, F. dos S., & de Araújo Bispo, A. C. K. (2020). A REFLEXÃO NA PRÁTICA GERENCIAL: uma análise à luz da fenomenografia. Perspectivas Contemporâneas, 15(3), 116–134. Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/3195

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original