Características do orçamento em uma empresa de autopeças

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3782

Palavras-chave:

Planejamento estratégico, Orçamento empresarial, Controle gerencial, Avaliação de desempenho, Autopeças.

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo identificar quais são as características do orçamento utilizado em uma empresa do segmento de autopeças. Optou-se pelo desenvolvimento de um estudo de caso em uma empresa de grande porte do ramo de autopeças. Para a coleta de dados, foram utilizadas a entrevista semiestruturada, a análise documental e a observação participante. Os resultados encontrados revelaram que a empresa adota uma estrutura formal para o planejamento de curto e longo prazo, um modelo de elaboração do orçamento, que se assemelha ao Orçamento Base Zero, pois foi construído a partir de um saldo zero, com justificativas para os valores incluídos e desprezando-se informações históricas, em uma estrutura intermediária entre top-down e bottom-up. Na construção do orçamento, a empresa foi dividida por pacotes (áreas), em que um é para as receitas, outro para os investimentos (capex) e outros onze pacotes para custos e despesas. Os achados evidenciaram, ainda, um cuidado dos gestores na elaboração do orçamento, utilizando premissas e indicadores específicos para cada pacote, traduzindo uma expectativa mais próxima da realidade, visto que o propósito (ênfase) do orçamento é a avaliação de desempenho. Com exceção do orçamento de vendas, que é acompanhado e controlado diariamente, a empresa acompanha os resultados do orçamento mensalmente e estuda ações corretivas para grandes desvios. Constatou-se que o orçamento é o guia da empresa e todos os incentivos estão vinculados ao atingimento da meta orçamentária. Conclui-se, portanto, que a principal característica do orçamento na empresa estudada é a sua utilização para avaliação de desempenho.

Biografia do Autor

Vitor Hugo Siqueira Martins , Universidade Federal de Uberlândia

Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

E-mail: vitorhugo-07@hotmail.com

Lara Cristina Francisco de Almeida Fehr, Faculdade de Ciências Contábeis/Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Professora Associada do Curso de Ciências Contábeis e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Uberlândia.

E-mail: larafehr@ufu.br

Júlio Orestes da Silva , Universidade Federal de Goiás

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (FEA/USP).

Professor Adjunto da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Universidade Federal de Goiás.

E-mail: juliosilva@ufg.br

Daiane da Silva Lima , Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (FACIC/UFU).

E-mail: daiane.silva.lima@ufu.br

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Publicado

2024-08-16

Como Citar

Siqueira Martins , V. H. ., Francisco de Almeida Fehr, L. C., Orestes da Silva , J., & da Silva Lima , D. (2024). Características do orçamento em uma empresa de autopeças. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–20. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3782

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original