ESTATÍSTICA MULTIVARIADA APLICADA NA PREDIÇÃO DE ALUNOS EVADIDOS DE INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR PRIVADAS
Palavras-chave:
Evasão Escolar, MANOVA, Variáveis Discriminantes, Função Discriminante Linear de Fisher e LachenbruchResumo
Este trabalho procura contribuir com as discussões que envolvem o problema da evasão escolar em Instituições de Ensino Superior privadas. Investigou-se variáveis que pudessem discriminar dois grupos, um deles formado por alunos que possuem maiores chances de saírem da Instituição com a titulação; o outro formado por alunos que deixaram a Instituição sem a titulação. Para a classificação de indivíduos em um dos dois grupos, utilizou-se a Função Discriminante Linear de Fisher. Alem das variáveis discriminantes, a função classificatória também foi alimentada por escores fatoriais. A pesquisa foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior privada de Foz do Iguaçu.PR, de tamanho médio em comparação com outras Instituições da cidade. Variáveis discriminantes, tais como: tempo para estudos e decepção com o curso escolhido, permitiram identificar indivíduos com propensão a desistência.
MULTIFARIOUS STATISTICS APPLIED IN PREDICTION OF ESCAPED STUDENTS FROM PRIVATE HIGHER EDUCATION INSTITUTION
ABSTRACT
This paper tries to contribute to the discussions which implicate the school evasion problem in the private colleges and universities. It was investigated variables which could discriminate two groups, one of them formed by students who have better chances of leaving the colleges and universities graduated and, the other one, formed by students who left the colleges and universities without graduating. For the individual classification in one of the groups were used the Fisher Linear Discriminating Function. Besides the discriminating variables, the classificatory functions were also fed on factorial scores. The research was performed at one medium size private colleges and universities in Foz do Iguacu . Pr, compared to other institutions in the city. Discriminating variables, such as: time to study and deception with the chosen course, they allowed identify individuals with propensity to cease.