EDUCAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL: UM ESTUDO SOBRE DECISÕES COM CONTEÚDO MORAL NO CONTEXTO DE UM JOGO DE EMPRESAS
Palavras-chave:
Ética empresarial, Jogos de empresas, Ensino, Ética.Resumo
Os recentes escândalos, observados no cenário nacional e internacional, envolvendo alguma forma de violação de princípios éticos por parte do corpo diretor das empresas ressaltaram a necessidade, tanto do mundo empresarial quanto do mundo acadêmico, de reforçar a formação dos homens de negócios e a reflexão sobre a Ética Empresarial. Sendo um assunto bastante complexo, o ensino da Ética Empresarial para alunos da área de negócios tem sido foco de várias pesquisas. Entre as diversas possibilidades de proporcionar uma adequada reflexão ética para estudantes estão os métodos indiretos, como os estudos de caso e as simulações. Os jogos de empresas, entendidos como uma simulação da realidade empresarial, têm sido, entretanto, pouco utilizados para esse fim. Com uma abordagem descritiva apresentam-se neste trabalho as decisões tomadas por estudantes da área de negócios de uma instituição de ensino superior pública brasileira, e também as fundamentações dessas decisões, quando eles foram confrontados com situações que envolviam valores morais durante a dinâmica de um jogo de empresas geral. Foi possível constatar que os estudantes adotam decisões diferenciadas quando necessitam encontrar soluções para dilemas éticos conforme os princípios da Ética Empresarial abordados.Downloads
Publicado
2012-08-14
Como Citar
Bonocielli Junior, S. G., & Lopes, P. da C. (2012). EDUCAÇÃO E ÉTICA EMPRESARIAL: UM ESTUDO SOBRE DECISÕES COM CONTEÚDO MORAL NO CONTEXTO DE UM JOGO DE EMPRESAS. Perspectivas Contemporâneas, 5(2). Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/578
Edição
Seção
Educação no século XXI
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Perspectivas Contemporâneas o direito de primeira publicação, autorizando-a a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, com atribuição de autoria obrigatória. A revista Perspectivas Contemporâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional e possui selo Diadorim AZUL.