MICROCRÉDITO PRODUTIVO NOS NEGÓCIOS INFORMAIS URBANOS: CONTRIBUIÇÕES E LIMITES
Palavras-chave:
Microcrédito, Negócios informais, Empreendedor.Resumo
O objetivo deste artigo é analisar de que forma o microcrédito pode ser um fator de potencialização de negócios informais do ponto de vista da saúde financeira do empreendimento através de uma análise comparativa entre tomadores e não tomadores de microcrédito. Trata-se de uma pesquisa exploratória que utiliza métodos de análise qualitativa e quantitativa. Foram entrevistados 65 proprietários de negócios informais urbanos não tomadores (NT) de MP, e 89 tomadores (TM) de MP junto ao Banco da Família, localizados em dois bairros da cidade de Lages (SC). Para a análise dos TM foi considerada a situação econômico/financeira no momento da obtenção do primeiro crédito e a situação atual, para se compreender a evolução do negócio.As categorias de análise ficaram assim constituídas: perfil do empreendedor, dados gerais dos negócios, dados econômicos e financeiros dos negócios e percepção do proprietário sobre os resultados do crédito para o seu negócio. Para analisar os dados utilizou-se análise interpretativa, SPSS for Windows e Excell. Os dados indicam que a maior parte dos proprietários dos negócios são mulheres casadas, estão na faixa etária entre 39 e 58 anos. Na análise da situação econômica e financeira mostra que MP promove incremento nas receitas, no lucro líquido e na disponibilidade de dinheiro para gerir o negócio, bem como nos estoques e no capital circulante líquido. As instituições que concedem MP têm uma responsabilidade social muito além de prestar serviços financeiros à população de baixa renda, pois investem no seu futuro, sendo verdadeiras parceiras.