APTIDÃO DOS GRADUANDOS DE ENFERMAGEM NA PRESTAÇÃO DE ESCLARECIMENTOS SOBRE PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DO CÂNCER DE PELE
Palavras-chave:
gestão em saúde, câncer de pele, prevenção, diagnóstico, tratamento.Resumo
O câncer de pele é a neoplasia de maior incidência no Brasile tem ótimo prognóstico se descoberto precocemente. Este trabalho objetivou avaliar o conhecimento de graduandos de enfermagem sobre prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de pele. A coleta de dados foi realizada no período de 27 de agosto a 20 de outubro de 2013, utilizando-se um questionário com perguntas fechadas relativas ao conhecimento sobre o câncer de pele, que foi respondido por 236 alunos do primeiro ao quarto anos do curso de enfermagem. Para análise dos dados obtidos foram utilizados métodos estatísticos descritivos (média, mediana, proporção) e analíticos (qui-quadrado) para correlação de dados entre alunos do primeiro e quarto anos. Observou-se que metade dos alunos não conseguiu responder adequadamente à maioria das questões. Cerca de 50% não têm conhecimento sobre o autoexame da pele para realização do diagnóstico precoce, e 68% não apresentam conhecimento sobre o tratamento após a confirmação do câncer de pele. Verifica-se a necessidade de se alertar os futuros profissionais de enfermagem ainda na sala de aula quanto à importância da prevenção deste tipo de câncer, para que possam orientar a população especialmente quanto às medidas preventivas e necessidade de diagnóstico precoce.
CAPACITY OF UNDERGRADUATE NURSING IN PROVISIONING EXPLANATIONS ABOUT PREVENTION, DIAGNOSIS AND TREATMENT OF SKIN CANCER
ABSTRACT
Skin cancer is the most prevalent cancer in Brazil and it has an excellent prognosis when diagnosed early. This study aimed to assess the knowledge of nursing undergraduates about prevention, diagnosis and treatment of skin cancer. Data collection was conducted from August 27 to October 20, 2013. A questionnaire with closed questions regarding to knowledge about skin cancer was answered by 236 students from first to fourth years of nursing course. For data analysis, descriptive (mean, median, proportion) and analytical (chi-square) statistical methods were carried out for data correlation between students of the first and fourth years. Data show that 50% of the students failed to adequately respond to most questions. About 50% have no knowledge about skin self-examination for performing early diagnosis, and 68% have no knowledge about treatment after confirmation of skin cancer. Thus, there is a need to warn future nurses, still in the classroom, about the importance of preventing this type of cancer, so that they can guide the population, especially concerning to preventive measures and the need for early diagnosis.
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