Parasitos com potencial zoonótico em fezes de cães e solo coletados em praças públicas de Vitória da Conquista – Bahia
DOI:
https://doi.org/10.54372/sb.2022.v17.3164Palavras-chave:
Helmintos, Zoonoses, Áreas PúblicasResumo
O objetivo do presente trabalho foi avaliar a contaminação de praças públicas da área urbana do município de Vitória da Conquista, BA, por parasitos com potencial zoonótico presentes em fezes de cães e solo. Foram coletadas 28 amostras fecais e 30 de solo em dez praças, e analisadas no Laboratório de Biologia Celular e Molecular da Universidade Federal da Bahia. As amostras fecais foram analisadas por técnicas parasitológicas qualitativas (flutuação, sedimentação espontânea e exame direto) e quantitativas (técnica de Gordon e Whitlock, 1939, modificada). As amostras de solo foram analisadas por técnicas parasitológicas qualitativas (flutuação e sedimentação espontânea) e quantitativa (técnica de Yanko, 1987, modificada). Apresentaram contaminação parasitária 35,7% das amostras de fezes e 6,7% das de solo. Toxocara canis foi o parasito mais encontrado em fezes, detectado em 21,4% das amostras, seguido por Ancylostoma spp. (14,3%), Dipylidium caninum e Platynosomum sp. (3,6% para ambos). No solo foram encontrados Toxocara canis e Ascaris sp. (3,3% para ambos), além de larvas de nematoda (33,3%). Desta forma, o presente trabalho, alerta para a presença de parasitos com potencial zoonótico em fezes e no solo de praças públicas do município de Vitória da Conquista e a exposição da população ao risco de contaminação parasitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SaBios-Revista de Saúde e Biologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.