Atendimento odontológico em tempos de COVID-19: avaliação da taxa de infecção e impacto econômico entre dentistas do estado do Paraná, Brasil.
DOI:
https://doi.org/10.54372/sb.2022.v17.3537Palavras-chave:
Infecção de COVID-19, Dentistas, Impacto Econômico, Atendimento OdontológicoResumo
Em 2020, a pandemia de COVID-19 exerceu grandes impactos no mundo todo. Novos protocolos de biossegurança foram adotados para impedir ou minimizar a disseminação do vírus, o que impactou diretamente a área da saúde. Os profissionais atuantes nesta área foram considerados aqueles com maior propensão à contaminação, devido ao fato da constante exposição ao vírus. Neste grupo de profissionais da saúde, destacam-se os cirurgiões-dentistas, que no exercício de sua profissão possuíam contato direto com aerossóis e gotículas potencialmente contaminadas, principalmente devido ao uso das canetas rotatórias refrigeradas, que disseminavam com maior facilidade tais partículas. Deste modo, o objetivo deste estudo é identificar a taxa de contaminação de COVID-19 por parte dos cirurgiões-dentistas e relacioná-la com os impactos econômicos que a pandemia exerceu sobre esses profissionais, visto que o número de procedimentos eletivos dentro dos consultórios odontológicos sofreu uma queda brusca nesse período. Conclui-se que apesar dos dentistas terem sido considerados os profissionais de saúde mais propensos a se contaminarem pela COVID-19, os mesmos apresentaram baixos índices de contaminação, onde a maioria dos casos de contágio ocorreu antes do processo de vacinação. Já em relação aos impactos econômicos, a grande maioria dos cirurgiões-dentistas sofreu com a queda de demanda dos atendimentos, ocasionando uma redução dos rendimentos financeiros.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SaBios-Revista de Saúde e Biologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.