Tendência da mortalidade por câncer colorretal em adultos no Brasil
Mortalidade por câncer colorretal no Brasil
DOI:
https://doi.org/10.54372/sb.2023.v18.3576Palavras-chave:
Neoplasias Colorretais; Mortalidade, Brasil.Resumo
O câncer colorretal está entre os tipos de câncer com maior incidência e com os mais elevados índices de mortalidade no mundo. Sabendo disso, o objetivo do estudo foi analisar a mortalidade por câncer colorretal em adultos no Brasil, no período de 2008 a 2019, segundo região de residência, sexo e faixa etária. Foi realizada uma análise exploratória, de séries temporais, da mortalidade por este tipo de câncer na população de 20 a 59 anos, residente no Brasil, e os dados foram obtidos por meio do Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde - DATASUS-Tabnet. As taxas de mortalidade pela doença foram analisadas quanto ao sexo e faixa etária e os dados para a análise de tendência da mortalidade foram organizados e adequados de acordo com o software Joinpoint. Segundo as estatísticas, no Brasil, a maior taxa de mortalidade por câncer colorretal foi identificada no Sul, e a menor no Norte do país, e todas as regiões apresentaram tendência crescente e significativa da mortalidade pelo câncer de cólon, reto e ânus. Além disso, as taxas de mortalidade pela enfermidade aumentaram de acordo com a idade, e no geral, demonstraram-se mais altas em mulheres do que em homens.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 SaBios-Revista de Saúde e Biologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.