EFICIÊNCIA DO CONTROLE DA LAGARTA-DO-CARTUCHO NA CULTURA DO MILHO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES HORÁRIOS DE APLICAÇÃO DE INSETICIDA
Keywords:
Zea mays, Spodoptera frugiperda, tecnologia de aplicaçãoAbstract
Este trabalho teve o objetivo de avaliar o efeito de diferentes horários de aplicação de inseticida na eficiência do controle da lagarta-do-cartucho na cultura do milho. O experimento foi conduzido em lavoura comercial, no município de Rancho Alegre D’Oeste - PR. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso com sete tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos constituíram-se da aplicação de inseticida a base de metomil às 0:00, 4:00, 8:00, 12:00, 16:00, e 20:00h. As avaliações da eficiência foram realizadas com zero, 24 e 48 horas após a aplicação, contando-se o número de lagartas vivas e mortas em cinco plantas por parcela. Os danos foliares foram avaliados em 20 plantas, antes da aplicação e sete dias após a aplicação, com auxílio de uma escala de danos foliares com notas de zero a seis. Os dados de danos e número de lagartas vivas por cartucho foram submetidos à análise de variância e testes de médias a 5% de probabilidade. Os resultados demonstraram diferenças significativas quanto aos danos da lagarta-do-cartucho e eficiência no controle em função do horário de aplicação. Os melhores resultados de controle e menores danos foliares foram obtidos quando as aplicações de inseticida foram realizadas no período noturno (20:00, 0:00 e 4:00h), podendo-se concluir que o ajuste do horário de aplicação permite uma maior eficiência no controle da lagarta-do-cartucho na cultura do milho.
Palavras-chave: Spodoptera frugiperda, tecnologia de aplicação, Zea mays
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à Revista Campo Digital, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.