COLHEITA DO FEIJOEIRO: QUAL MELHOR SISTEMA A SER ESCOLHIDO?
Keywords:
etapas de produção, feijão, ponto de colheita, qualidade do grão.Abstract
RESUMO
O feijão foi considerado, durante anos, uma cultura agrícola secundária, tanto nas propriedades dedicadas à sua exploração quanto nas lavouras tocadas geralmente em regime de subsistência. Dentre as etapas de produção do feijoeiro, a colheita é uma das mais importantes, uma vez que, se for mal processada, pode acarretar em perdas, danos mecânicos e provocar o escurecimento dos grãos interferindo de maneira decisiva na qualidade do produto e no custo de produção. De modo geral, são três os sistemas empregados na colheita do feijão: manual, semimecanizado e mecanizado. Este trabalho tem como objetivo fornecer informações sobre os tratos culturais na colheita do feijoeiro e a escolha do método mais adequado para o produtor rural.
Palavra-chave: Etapas de produção; Feijão; Ponto de colheita; Qualidade do grão.
ABSTRACT
For years, beans were considered a secondary crop, both in properties dedicated to it and in crops usually managed on subsistence regime. Among the bean production steps, harvesting it is the most important since, if improperly processed, it can cause losses, mechanical damage and cause blackening of the grains interfering decisively in the quality of the product and the cost of production. In general, there are three systems used in the bean harvest: manual, semimechanized and mechanized. This paper aims to provide information on cultural practices in the bean crop and on choosing the most appropriate method for farmers.
Key Words: Production stages, Beans, Harvest time, Grain quality.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à Revista Campo Digital, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.