RECURSOS DE FRANCHISING QUE LEVAM À VANTAGEM COMPETITIVA SUSTENTÁVEL
Keywords:
vantagem competitiva sustentável, visão baseada em recursos, franquias.Abstract
O presente estudo tem como objetivo analisar os recursos do setor de franchising que contribuem para a vantagem competitiva sustentável. A franquia é o sistema pelo qual a franqueadora cede ao franqueado a licença de uso de sua marca e confere o direito ao franqueado de acessar seu conhecimento do negócio. A partir desse momento, são utilizados recursos diversos, tais como físicos, humanos e organizacionais. A abordagem de base desse estudo se dá pela teoria da Visão Baseada em Recursos (VBR), especificamente, a partir da proposta VRIO de recursos que levam à Vantagem Competitiva Sustentável (VCS). A pesquisa se caracterizou como descritiva, os dados obtidos se deram por fontes de dados secundárias e adaptação de um questionário já validado. A amostra se deu em 115 empresas franqueadas nos segmentos de vestuário, alimentação, beleza e saúde, educação e treinamento, hotelaria e turismo e área de serviços. Como principais resultados obtidos, destacam-se os recursos físicos e organizacionais com maior percepção dos gestores para o alcance da VCS. O recurso humano foi considerado com menor incidência de influência para alcance de vantagem competitiva. O presente trabalho contribui com novas investigações acerca da dinamicidade do franchising e para a composição de um planejamento estratégico que considere os recursos da empresa que possam ser melhor explorados e realizados.
FRANCHISE RESOURCES THAT LEAD TO SUSTAINABLE COMPETITIVE ADVANTAGE
ABSTRACT
This study aims to analyze the organizational resources of the franchising sector that contribute to sustainable competitive advantage. Franchising is the system by which the franchisor grants the franchisee the license of its brand and gives the franchisee the right to access its business knowledge. From this point, many resources are used, such as physical, human and organizational. The basic approach of this study is given by the theory of vision-based resources, specifically the model VRIO. The research was characterized as descriptive, the data obtained were due to secondary data sources and adaptation of a questionnaire which had been validated. The sample was in 115 franchisees in the segments of clothing, food, beauty and health, education and training, hospitality and tourism and service area. As main results, we highlight the physical and organizational resources with greater perception of influence for sustainable competitive advantage. The human resource was perceived with lower incidence of influence for achieving competitive advantage. This work contributes with further studies concerning the dynamics of franchising and to compose a strategic plan that considers the company's resources which can be further explored and achieved.