CULTURA E GOVERNANÇA NAS RELAÇÕES INTERORGANIZACIONAIS: Um Estudo de Caso do Cluster Calçadista do Vale dos Sinos
Keywords:
cultura organizacional, relacionamentos interorganizacionais, confiança, contratoAbstract
As estratégias colaborativas vêm sendo utilizadas como uma alternativa para construir vantagem competitiva entre as organizações. As relações de prestação de serviço exercidas na cadeia produtiva do calçado no Vale dos Sinos podem ser consideradas como uma prática tradicional e estratégica para o sucesso dos negócios. Dessa forma, utilizou-se esse cenário como objeto de estudo. Objetivou-se entender o papel exercido pela cultura organizacional na governança das relações interorganizacionais presentes entre empresas âncoras e atelieres prestadores de serviços. A pesquisa avaliou as relações presentes entre as variáveis confiança, completude de contrato e cultura organizacional. Os resultados apontam que tanto a dependência de caminho quanto a cultura organizacional têm impacto em atributos relacionais como a confiança, a forma com que os mecanismos de governança formais são instituídos e a satisfação geral com a parceria.
CULTURE AND GOVERNANCE IN THE INTERORGANIZATIONAL RELATIONS: A Case Study of Vale dos Sinos Footwear Cluster
ABSTRACT
Collaborative strategies have been used as an alternative to build competitive advantage in organizations. Service supplying relations in the footwear production chain in Vale do Sinos can be considered a traditional and strategic practice to business success. Therefore, we used this scenario for the present study. The objective of this paper is to understand the role of organizational culture in the governance of inter-organizational relations between anchor-companies and service ateliers. The research evaluated the relations established in terms of trust, contract completeness and organizational culture. The results indicate that both path-dependency and organizational culture influence relationship attributes, such as trust, the way formal governance mechanisms are put in practice and the general satisfaction with the partnership.