ESPIRITUALIDADE NAS ORGANIZAÇÕES, DIFICULDADES E OPORTUNIDADES
Keywords:
Espiritualidade nas organizações, desempenho organizacional, produtividade, cultura organizacional.Abstract
A espiritualidade nas organizações é uma nova ferramenta de gestão, principalmente para dar um sentido além do lucro às empresas. Alinha os indivíduos e as organizações através de uma cultura que abrace fatores humanísticos contribuindo para que as pessoas explorem suas melhores características e sejam mais felizes. Assim, o objetivo desse estudo é analisar os níveis de percepção e estágio da espiritualidade nas organizações. Para tanto se utilizou um questionário elaborado com base em instrumentos de pesquisa validados, principalmente a escala de valores organizacionais dos sete níveis de consciência de Richard Barrett (2006). O instrumento de pesquisa foi aplicado a gestores/diretores de seis empresas da região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Os dados coletados mostraram que as empresas pesquisadas operam em diversos níveis, assim como evidenciaram os fatores a serem trabalhados que melhor conduzem as empresas à espiritualidade.
SPIRITUALITY IN ORGANIZATIONS DIFFICULTIES AND OPPORTUNITIES
ABSTRACT
Spirituality in organizations is a new management tool, mainly to give a sense beyond profit to companies. It aligns people and organizations through a culture that embraces humanistic factors, helping people to explore their best characteristics and be happier. Thus, the aim of this study is to analyze the levels of perception and stage of spirituality in organizations. A questionnaire based upon validated research tools was used, mainly the organizational values scale of the seven levels of consciousness of Richard Barrett (2006). The research instrument was applied to managers / directors of six companies in the Northeast region of the State of Rio Grande do Sul. Data collected showed that the companies surveyed operate at several levels, as well as evidenced the factors to be worked out to better manage companies to spirituality.