Bem-estar subjetivo e saúde mental de professores universitários em seu local de trabalho

Authors

  • Mary Dayane Souza Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Antonio Roazzi Universidade Federal do Pernambuco-UFPE

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3477

Keywords:

Bem-estar Subjetivo. Saúde mental. Docente. Instituições Públicas.

Abstract

O presente estudo buscou investigar como dois elementos do bem-estar subjetivo (satisfação com a vida e afetos positivos e negativos) se relacionam com a saúde mental de professores universitários em seu local de trabalho. A amostra foi constituída por 176 professores pertencentes às instituições de ensino superior públicas (IES) das áreas de Ciências Sociais, Exatas, Humanas e da Saúde. Foram utilizados como instrumentos de coleta a Escala de Bem-estar subjetivo (EBES), e a Escala de Saúde Mental - SF36. Com relação a parte analítica foram realizadas estatística descritiva, correlações e análise de regressão múltiplas. Os resultados mostram que a satisfação geral com a vida dos professores está relacionada tanto com à saúde quanto com a vitalidade e os afetos positivos e, que os fatores sociodemográficos não apresentaram associações significativas com as variáveis em estudo. Ademais, observou-se que não houve associação positiva dos afetos negativos com a satisfação com a vida e com a saúde mental dos professores em seu local de trabalho.

Author Biographies

Mary Dayane Souza Silva, Universidade Federal de Pernambuco

e-mail: m.dayane.silva@gmail.com

Antonio Roazzi, Universidade Federal do Pernambuco-UFPE

Doutor (D. Phil.) em Psicologia do Desenvolvimento Cognitivo pela University of Oxford

Professor Titutar e Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Epistemologia Experimental e Cultural (NEC)na Universidade Federal do Pernambuco - UFPE

e-mail: roazzii@gmail.com

Published

2023-05-09

How to Cite

Souza Silva, M. D., & Roazzi, A. (2023). Bem-estar subjetivo e saúde mental de professores universitários em seu local de trabalho. Perspectivas Contemporâneas - Contemporary Perspectives, 18(1). https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3477

Issue

Section

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