Bem-estar subjetivo e saúde mental de professores universitários em seu local de trabalho
DOI:
https://doi.org/10.54372/pc.2023.v18.3477Keywords:
Bem-estar Subjetivo. Saúde mental. Docente. Instituições Públicas.Abstract
O presente estudo buscou investigar como dois elementos do bem-estar subjetivo (satisfação com a vida e afetos positivos e negativos) se relacionam com a saúde mental de professores universitários em seu local de trabalho. A amostra foi constituída por 176 professores pertencentes às instituições de ensino superior públicas (IES) das áreas de Ciências Sociais, Exatas, Humanas e da Saúde. Foram utilizados como instrumentos de coleta a Escala de Bem-estar subjetivo (EBES), e a Escala de Saúde Mental - SF36. Com relação a parte analítica foram realizadas estatística descritiva, correlações e análise de regressão múltiplas. Os resultados mostram que a satisfação geral com a vida dos professores está relacionada tanto com à saúde quanto com a vitalidade e os afetos positivos e, que os fatores sociodemográficos não apresentaram associações significativas com as variáveis em estudo. Ademais, observou-se que não houve associação positiva dos afetos negativos com a satisfação com a vida e com a saúde mental dos professores em seu local de trabalho.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Mary Dayane Souza Silva, Antonio Roazzi
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.