CONFIANÇA NA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS
Keywords:
Confiança, Teoria dos custos de transação (TCT), Redes sociais.Abstract
Os estudos organizacionais envolvem várias abordagens teóricas que tentam explicar os fenômenos sociais. Duas destas abordagens historicamente apresentam algumas similaridades e contradições: a teoria dos custos de transação (TCT) e a abordagem das redes sociais. No âmbito dos estudos organizacionais, tanto a teoria dos custos de transação quanto a abordagem das redes sociais possuem aspectos importantes quando tratam do assunto confiança, que a priori desempenha papéis diferentes em cada uma destas abordagens. Neste contexto, o presente artigo procurou identificar as similaridades e contradições ligadas ao conceito de confiança na teoria dos custos de transação e nos estudos de redes sociais. Os trabalhos de Williamson (1979, 1983, 1985, 1996) foram analisados como as principais contribuições da teoria dos custos de transação. Enquanto os trabalhos de Granovetter (1984, 1985, 1992), em sua perspectiva sociológica econômica, foram considerados como o núcleo da abordagem das redes sociais. A análise dos pressupostos teóricos desenvolvidos por Williamson e Granovetter permitiu estabelecer algumas relações importantes no que tange o conceito de confiança; sendo possível identifica três similaridades e três contradições. Por fim, as considerações finais trazem as limitações do estudo e indicação de estudos futuros.Downloads
Published
2012-08-16
How to Cite
Ladeira, W. J., & Marconatto, D. A. B. (2012). CONFIANÇA NA TEORIA DOS CUSTOS DE TRANSAÇÃO E NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS: APROXIMAÇÕES E DIFERENÇAS. Perspectivas Contemporâneas - Contemporary Perspectives, 6(2). Retrieved from http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/974
Issue
Section
Complete Article or Original Article
License
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Perspectivas Contemporâneas o direito de primeira publicação, autorizando-a a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, com atribuição de autoria obrigatória. A revista Perspectivas Contemporâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional e possui selo Diadorim AZUL.