PERSONALIDADE E PROCESSOS DECISÓRIOS DO CONSUMIDOR: Uma Extensão do Modelo 3M

Autores

  • Plínio Rafael Reis Monteiro CEPEAD / CAD / UFMG
  • Carlos Alberto Gonçalves CEPEAD / CAD / UFMG
  • Ricardo Teixeira Veiga CEPEAD / CAD / UFMG

Palavras-chave:

personalidade, consumo, processos decisórios.

Resumo

Este estudo buscou analisar a viabilidade da adoção de estratégias de marketing mais eficientes a partir de insights obtidas da análise do perfil do consumidor, tendo o modelo 3M de motivação e personalidade como moldura conceitual. Partindo-se de revisão de estudos anteriores foram identificados traços de personalidade de referência para o Consumo Ecologicamente Consciente (CEC), os quais subsidiaram a simulação de cenários de produtos (tipos de pão de forma), a partir da técnica de análise conjunta (AC), concebidos para se amalgamar aos desejos do consumidor associados aos traços de personalidade relacionados ao CEC, quais sejam: abertura à experiências (AE), necessidade de excitação (NEXC) e necessidade de recursos corporais (NRC). O levantamento concluído com 216 estudantes universitários detectou que a mediação entre estes traços e a preferência por atributos tipicamente ecológicos e sustentáveis, reforçando que as preferências emergem, em parte, de características mais básicas de personalidade e que produtos que se ajustam à personalidade terão maior aceitação de seu público alvo.

PERSONALITY AND CONSUMER DECISION MAKING: An Extension of the 3M Model of Motivation and Personality

This study sought to analyze the feasibility of adopting more efficient marketing strategies from insights obtained from consumer -personality profile using the 3M Model of motivation and personality as conceptual framework. Based on a previous survey the authors identified reference personality traits for the Environmentally Conscious Consumer Behaviour  (ECCB) and design an Conjoint Analysis study to test how consumers desires and needs emerges from basic personality traits, namely: openness to experience (OE), need for arousal (NA) and need for corporal resources (NRC). The survey completed by 216 college students found that mediation between these traits and the preference for green and sustainable attributes, reinforcing that utilities emerge in part from cardinal personality traits. Results suggest that products fitting consumer's personality will possess greater acceptance on your target segment.

Biografia do Autor

Plínio Rafael Reis Monteiro, CEPEAD / CAD / UFMG

Doutor em Administração, com ênfase mercadologia e administração estratégica, tem experiência como Professor e Consultor na área de Análise e Pesquisa de Mercado. Participa como colaborador no Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor (NECC UFMG), Núcleo de consultoria, treinamento e pesquisa em Marketing e Estratégia (NUME UFMG), Núcleo de Internacionalização (Fundação Dom Cabral) e Núcleo de Gestão de Mercados (GEM Fundação Dom Cabral). Tem experiência profissional e docente nas áreas de Estatística Aplicada, Consultoria Empresarial e Pesquisa de Marketing, com ênfase em Metodologia Científica e Análise de Dados. Publicou 25 artigos em periódicos especializados e 53 trabalhos em eventos. Já foi agraciado com o prêmio de melhor artigo de marketing em congresso internacional (CLADEA 2005) e indicado ao prêmio de melhor artigo no Encontro de Marketing da ANPAD (2010). Atuou como Professor da Universidade FUMEC, integrando o corpo docente dos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração - (linha de pesquisa Estratégia e Tecnologias em Marketing), Coordenador do Curso de Certificação MBA e Assessor da Coordenação Geral dos Cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) Especialização - MBA. Atualmente ocupa o cargo de professor Adjunto A, dedicação exclusiva, no Centro de Pesquisas e Pós-Graduação em Administração do Departamento de Ciências Administrativas da UFMG, atuando na linha de administração mercadológica.

Carlos Alberto Gonçalves, CEPEAD / CAD / UFMG

arlos Alberto Gonçalves concluiu o doutorado em Administração pela Universidade de São Paulo USP, 1986; Mestre em Ciências em Informática pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro PUC/RJ, 1976. Foi professor do Departamento de Ciência da Computação da Universidade Federal de Minas Gerais UFMG, na área de Software Básico e Matemática Computacional. Atualmente, é professor Associado da Universidade Federal de Minas Gerais e da Fundação Mineira de Cultura Universidade FUMEC e nas Faculdades de Ciências Econômicas e Ciências Empresariais. Foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Administração nas Universidades UFMG e FUMEC. Foi coordenador do Colegiado de Curso de Pós-Graduação em Administração na Universidade FUMEC; foi Coordenador do Colegiado de Curso de graduação em Ciência da Computação e Coordenador do Colegiado do Curso de Tecnólogo em Computação da UFMG. Foi Professor de Física do Colégio Universitário da UFMG COLUNI. Atualmente é coordenador da divisão Estratégia em Organizações ESO ANPAD. Publicou vários artigos em periódicos especializados e apresentou trabalhos em congressos e eventos nacionais e internacionais; possui vários livros publicados, organizados e capítulos; participou do desenvolvimento de inúmeros trabalhos técnicos; organizou eventos de inovação e participou de vários eventos no exterior e no Brasil. Membro do Comitê de Estratégia da União Brasileira da Qualidade UBQ MG. Coordenador do Núcleo de Ensino Pesquisa e Projetos em Mercadologia e Estratégia NUME. Orientou inúmeras Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado, Trabalhos de Conclusão de Curso de Especialização e Iniciação Científica nas áreas de Administração e Ciência da Computação. Recebeu vários prêmios e/ou homenagens acadêmicas (como pode ser visto no Lattes). Atua na área de Administração com ênfase em Teorias da Estratégia das Organizações, Mercadologia, Sistemas de Inovação e Novos Métodos de Pesquisa em Administração

Ricardo Teixeira Veiga, CEPEAD / CAD / UFMG

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1987), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993) e doutorado em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (2000). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Minas Gerais e professor colaborador do Centro de Estudos de Lazer e Recreação/UFMG. É membro do comitê editorial da Revista de Administração FACES e da Revista de Administração Hospitalar e Inovação em Saúde (RAHIS). É revisor da RAC. Revista de Administração Contemporânea, RAE. Revista de Administração de Empresas, BAR - Brazilian Administration Review, Management Research Review e de outros periódicos estrangeiros indexados. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing de serviços, comportamento do consumidor, pesquisa de mercado, análise estatística multivariada (especialmente Modelagem de Equações Estruturais) e Teoria de Marketing. Coordena o NECC - Núcleo de Estudos do Comportamento do Consumidor. É consuiltor ad hoc da CAPES na revisão de material didático para cursos de ensino á distância.

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Publicado

2015-09-08

Como Citar

Monteiro, P. R. R., Gonçalves, C. A., & Veiga, R. T. (2015). PERSONALIDADE E PROCESSOS DECISÓRIOS DO CONSUMIDOR: Uma Extensão do Modelo 3M. Perspectivas Contemporâneas, 10(2), 127–149. Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1738

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