CONSUMO COLABORATIVO NO BRASIL: Um Estudo Multicaso da Trajetória dos Mercados de Redistribuição

Autores

  • Jorge Renato Verschoore Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) http://orcid.org/0000-0001-7588-7871
  • Camila Hollmann Scheffler Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)
  • Paula Maines Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Palavras-chave:

sustentabilidade, consumo colaborativo, plataformas, mercados de redistribuição

Resumo

Esta é uma pesquisa social aplicada, direcionada a compreender o desenvolvimento do Consumo Colaborativo no Brasil. O objetivo do artigo é descrever a evolução das iniciativas de Mercados de Redistribuição para descortinar as propriedades, os atributos e as práticas de sua trajetória. Para tanto, foi realizada uma pesquisa descritivo-exploratória baseada em estudos de casos múltiplos em três plataformas de empresas brasileiras que possuem negócios deste tipo. Os resultados demonstraram que as plataformas reproduziram as experiências internacionais no que tange suas propriedades, atributos e práticas sem a devida adaptação ao contexto brasileiro. As evidências também revelaram as três fases pelas quais passaram os negócios de Mercados de Redistribuição no Brasil, apontando questões e oportunidades para novas pesquisas.


COLLABORATIVE CONSUMPTION IN BRAZIL: A Multicase Study of the Redistribution Markets Trajectories

ABSTRACT

This is a social applied research focused on understanding the development of Collaborative Consumption in Brazil. The objective of this paper is to detail the evolution of Redistribution Markets initiatives to uncover the properties, attributes and practices of its trajectory. To do so, a descriptive and exploratory analysis was performed based on a multiple case study of three Brazilian platforms. The results showed that platforms have reproduced the international experiences regarding their properties, attributes and practices without proper adaptation to the Brazilian context. Evidence also revealed three phases faced by Redistribution Markets business in Brazil, underlining issues and opportunities for further research.

Biografia do Autor

Jorge Renato Verschoore, Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)

Graduado em Ciências Econômicas, possui mestrado e doutorado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Pós Doutorado pela Universidade da Califórnia em Berkeley. Professor e pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Administração e do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Negócios da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Líder do GeRedes (Grupo de Estudos em Redes Interorganizacionais - UNISINOS/CNPq). Professor associado ao Institut dAdministration des Entreprises da Universidade de Poitiers na França. Tem experiência na área de administração de empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: redes de cooperação, redes sociais, estratégias colaborativas e desenvolvimento regional.

Paula Maines, Universidade Luterana do Brasil (ULBRA)

Graduada em Turismo pela Pontificia Universidade Catolica do Rio Grande do Sul (2000), especialista em Marketing pela Universidade Luterana do Brasil (2005), mestre em administração pela Unisinos (2011) e doutoranda em administração pela Unisinos (inicio em 2013). Atualmente é Gestora Geral de Serviços EAD da ULBRA. É membro do grupo de pesquisa em redes da Unisinos - GeRedes. Sua área de interesse de pesquisa é inovação social, responsabilidade social corporativa, redes e relações interorganizacionais.

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Publicado

2016-12-08

Como Citar

Verschoore, J. R., Scheffler, C. H., & Maines, P. (2016). CONSUMO COLABORATIVO NO BRASIL: Um Estudo Multicaso da Trajetória dos Mercados de Redistribuição. Perspectivas Contemporâneas, 11(3), 39–62. Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/2082

Edição

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