A influência de eletiva no processo de ensino aprendizagem na área das ciências da natureza em uma escola de Araguaína – TO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3653

Palavras-chave:

Eletiva. Ensino por meio de Projetos. Letramento Científico.

Resumo

O artigo trata da apresentação de uma pesquisa que visa contribuir com o ensino de ciências. O objetivo foi observar e refletir sobre a construção e o desenvolvimento metodológico no processo de ensino aprendizagem do componente curricular eletiva na área de ciências da natureza e suas tecnologias aplicada para o ensino médio em uma escola estadual da cidade de Araguaína-TO. Os sujeitos da pesquisa foram os estudantes da primeira série do Ensino Médio do turno matutino. Nesta pesquisa de abordagem qualitativa os estudantes foram divididos em três grupos, cujo objetivo foi o desenvolvimento de subtemas para os seguintes temas: Ciência e Tecnologia frente à pandemia; o uso da água na produção alimentar e uso de agrotóxicos na agricultura, os quais foram denominados como mapas de aprendizagem. Após a coleta de dados foi possível observar, como resultados, que a intervenção e a aplicação de metodologias inovadoras favoreceram a construção de conhecimentos através do estímulo do envolvimento dos estudantes em desafios e tarefas. Constatou-se ainda, que os estudantes criaram suas próprias ideias e construíram conhecimentos através de suas pesquisas, obtendo assim, um ensino com característica de aprendizagem com letramento científico.  

Biografia do Autor

Jully Caroline de Carvalho Araujo, Secretária Municipal de Educação - SEMED

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Professora da Rede Pública do Município de Balsas Maranhão (SEMED).

E-mail: jully.caroline@mail.uft.edu.br

Milene Santana Paixão, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Graduada em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECim) da UFNT.

E-mail: milene.paixao@mail.uft.edu.br

Maiko Sousa Feitosa, Secretária de Estado da Educação do Tocantins - SEDUC

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT), Mestre em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECim) da UFNT e Professor da rede Estadual da SEDUC-TO.

E-mail: maikosf@hotmail.com

Jane Darley Alves dos Santos, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Graduada em Química pela Universidade Federal de Goiás (UFG), Doutora em Química com ênfase em formação de professores e Professora da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT).

E-mail: janedarley@mail.uft.edu.br

Joseilson Alves de Paiva, UNIVERSIDADE FEDERAL DO NORTE DO TOCANTINS

Graduado em Química Licenciatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Doutor em Ciência pelo Instituto de Química (UNICAMP). Professor da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT) e do
Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da UFNT.

E-mail: paiva@mail.uft.edu.br

Downloads

Publicado

2024-08-09

Como Citar

de Carvalho Araujo, J. C., Santana Paixão, M., Sousa Feitosa, M. ., Alves dos Santos, J. D. ., & Alves de Paiva, J. (2024). A influência de eletiva no processo de ensino aprendizagem na área das ciências da natureza em uma escola de Araguaína – TO. Perspectivas Contemporâneas, 19(1), 1–25. https://doi.org/10.54372/pc.2024.v19.3653

Edição

Seção

Artigo Completo ou Artigo Original