RELAÇÕES SOCIAS – UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR
Palavras-chave:
Professor/aluno, Teoria do Vínculo, Ensino/Aprendizagem.Resumo
O objetivo deste trabalho consistiu em entender as representações sociais que os alunos surdos incluídos no ensino regular têm acerca da relação professor/aluno, bem como da relação aluno/aluno. A teoria do vínculo de Pichon-Riviére nos mostra que esta relação afeta o comportamento e a aprendizagem de alunos no seu processo normal de desenvolvimento, mas, que também não difere de alunos com deficiências que estão inclusas no ensino regular. Pretendeu-se entender as condições em que estes alunos foram inclusos, bem como pesquisar os recursos de ensino-aprendizagem baseados no referido vínculo, para dar suporte de atuação aos professores do ensino regular que recebem estes alunos. A pesquisa qualitativa balizou os entendimentos sobre as condições atuais de inclusão de alunos com necessidades especiais no ensino regular, suas características e necessidades para aprendizagem. Para tanto, utilizou-se de entrevistas e questionários com alunos surdos inclusos para identificar as representações que fazem acerca das relações estabelecidas no ambiente escolar, e a pesquisa bibliográfica embasou a compreensão da eficácia do vínculo como contribuição no desenvolvimento da integração do aluno surdo no processo educacional. Conclui-se que a comunicação é ferramenta essencial para estabelecer vínculos positivos ou negativos e é a partir do vínculo que se forma a identidade do sujeito, numa inter-relação social (que favorece ou não) a aprendizagem do meio e pelo meio. Na escola estas inter-relações são fundamentais para mais do que uma inclusão, uma integração global do aluno Surdo.Downloads
Publicado
2013-08-01
Como Citar
Pereira, J., & Cavali, R. de C. (2013). RELAÇÕES SOCIAS – UMA ANÁLISE DAS REPRESENTAÇÕES DE ALUNOS SURDOS INCLUÍDOS NO ENSINO REGULAR. Perspectivas Contemporâneas, 8(1). Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/544
Edição
Seção
Educação no século XXI
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Perspectivas Contemporâneas o direito de primeira publicação, autorizando-a a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, com atribuição de autoria obrigatória. A revista Perspectivas Contemporâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional e possui selo Diadorim AZUL.