Determinação de arsênio total em carne de caranguejo
DOI:
https://doi.org/10.54372/sb.2022.v17.3028Palavras-chave:
arsênio, caranguejo, espectrofotometria de absorção molecular.Resumo
A captura de caranguejo no Brasil é uma atividade econômica que vem crescendo juntamente com seu consumo. Contudo, devido à intensa poluição das águas com lixo e resíduos industriais ocorre a bioacumulação de arsênio em organismos marinhos, o que provoca a exposição dos seres humanos a possíveis contaminações por esse metaloide tóxico. Fato esse, que produz riscos para a saúde da população apreciadora. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o teor de arsênio em amostras de carne de caranguejo adquirido de três lugares diferentes de venda do produto no comércio da cidade de Natal/RN. O arsênio total foi determinado por espectrofotometria de absorção molecular, tendo sido feita a mineralização das amostras por via seca. As três amostras avaliadas apresentaram concentrações de arsênio (As) abaixo do valor máximo permitido de 1,00 mg/kg, tendo as amostras valores de média e desvio padrão de 0,592±0,000, 0,579±0,164 e 0,660±0,000 mg/kg.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 SaBios-Revista de Saúde e Biologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.