Uma Recidiva de peso após gastroplastia: uma análise da qualidade de vida e satisfação com a imagem corporal
Aspectos do reganho de peso após gastroplastia
DOI:
https://doi.org/10.54372/sb.2024.v19.3596Palavras-chave:
Obesidade, Gastroplastia, Reganho de peso, Qualidade de vidaResumo
A cirurgia de gastroplastia é um artifício significativo, reputada atualmente como recurso eficaz na abordagem da obesidade mórbida e suas comorbidades, é indicada tanto na redução de peso, quanto no gerenciamento e até na recuperação de doenças endocrinológicas. Todavia, estima-se que metade dos indivíduos irão regressar ao peso incipiente após cinco anos da intervenção, comprovando que a dificuldade primordial não se prende a redução do peso, mas a seu mantenimento final. Entretanto, a interpretação do êxito do tratamento deve levar em conta não só o decréscimo do peso, mas considerar outros fatores como a recuperação da qualidade de vida e autoestima. Dessa forma, foi objetivo desse estudo, avaliar a qualidade de vida e a satisfação com a imagem corporal de mulheres submetidas à gastroplastia que apresentaram reganho de peso. Trata-se de um estudo descritivo transversal, realizado com 30 mulheres, através da aplicação de um questionário relacionado a identificação pessoal e questões relacionadas a qualidade de vida, ainda foi aplicada avaliação segundo a escala de figuras de Kakeshita, que visa identificar a insatisfação com a imagem corporal. Os resultados demonstraram que apesar da ocorrência do reganho de peso, a maioria das participantes demonstrou satisfação em relação a melhoria da qualidade de vida, no entanto, apresentaram descontentamento em relação a sua aparência física. Levando a conclusão de que a realização da cirurgia não garante a conquista da forma física desejada, visto que isso depende de inúmeros fatores, não só físicos, mas também emocionais.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 SaBios-Revista de Saúde e Biologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.