EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL E ENSINO

Authors

  • Rafaela Mulato da Silva Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Ricardo Tadeu Santori Universidade do Estado do Rio de Janeiro
  • Jean Carlos Miranda Universidade Federal Fluminense

Keywords:

Experimentação Animal, Uso de animais, Métodos alternativos de ensino.

Abstract

RESUMO

A utilização de animais com fins didáticos é um tema gerador de discussões e, por vezes, conflitos entre estudantes, professores e instituições de ensino. A preocupação com o bem estar animal permeia as leis que regulamentam a utilização de animais no ensino e na pesquisa científica, assim como a produção e a divulgação de métodos alternativos como ferramentas educacionais humanitárias. O presente estudo teve por objetivo apresentar uma revisão bibliográfica sobre a experimentação animal e seu uso para fins didáticos e ressaltar a relevância da discussão do tema a fim de resolver conflitos, na busca de soluções que contribuam para o bem-estar animal, mantendo a qualidade do ensino.

 

 ANIMAL TESTING AND EDUCATION

 

ABSTRACT

The use of animals for didactic purposes is a topic that generates discussion and sometimes conflicts between students, teachers and educational institutions. Care for animal welfare permeates laws that regulate the use of animals in teaching and scientific research, as well as the production and dissemination of alternative methods for humanitarian educational tools. This paper aimed to show a review about the topic and emphasizes the importance of discussion about the theme in order to resolve conflicts, in the search for solutions that contribute to animal welfare, without interfering with the quality of education.

Author Biographies

Rafaela Mulato da Silva, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Ricardo Tadeu Santori, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor de Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional (UFRJ) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, campus Rio Claro). 

Jean Carlos Miranda, Universidade Federal Fluminense

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Biologia (Ecologia) e Doutorado em Ciências (Ecologia) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

References

(1) GREIF, S. Alternativas ao uso de animais vivos na educação pela ciência responsável. São Paulo: Instituto Nina Rosa (Projetos por amor à vida), 2003.

(2) NAB, J. Reduction of animal experiments in education in the Netherlands. ATLA v.18, p. 57-63, 1990.

(3) LIMA, K.C.; FREITAS, G.C.C. A manipulação de animais é necessária para a aprendizagem de conceitos zoológicos no ensino básico? In: VII Encontro Nacional de Pesquisadores em Educação em Ciências, 08 de novembro de 2009, Florianópolis - SC. Anais... Florianópolis, 2009.

(4) MAGALHÃES, M.; ORTÊNCIO FILHO, H. Alternativas ao uso de animais como recurso didático. Arquivos de Ciências Veterinários e Zoologia da Unipar, v. 9, n. 2, p. 147-154, 2006.

(5) MENEZES, H.M. Ética e Pesquisa em animais. Revista AMRIGS v. 46, n. 3-4, p. 105-108. 2002.

(6) DANIELSKI, J. C. R.; BARROS, D.M.; CARVALHO, F. A. H. O uso de animais pelo ensino e pela pesquisa: prós e contras. Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde, v. 05, p. 72-84, 2011.

(7) PAIXÃO, R. L. Experimentação animal: razões e emoções para uma ética. 189 f. Tese (Doutorado em Saúde Pública) - Fundação Oswaldo Cruz, Escola Nacional de Saúde Pública, 2001.

(8) VAENA, M.L.H.T.; ANDRADE, B.G.A.; SOUZA, D.B.; OLIVEIRA, A.L.A.; MARQUES, R.G.; ATALLAH, F.A. Aspectos históricos da cirurgia experimental animal e sua importância no desenvolvimento da Cirurgia. Revista Brasileira de Medicina Veterinária, v. 35, n. 1, p. 101-106, 2013.

(9) SIMÕES, R.S.; KULAY JÚNIOR, L.; BARACAT, E.C. Importância da experimentação animal em ginecologia e obstetrícia. Revista Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia, v. 33, n.7, p. 119-122, 2011.

(10) PAIXÃO, R. L.; SCHRAMM, F. R. Experimentação Animal: razões e emoções para uma ética. Niterói: EdUFF, 2008.

(11) ROLLIN, B. E., The moral status of animals and their use as experimental subjects. In: A Companion to Bioethics (H. Kuhse & P. Singer, eds.), Oxford: Blackwell Publishers Ltd. p. 411-422, 1998.

(12) BRASIL. Lei nº 11.794, de 08 de outubro de 2008. Regulamenta o inciso VII do § 1º do art. 225 da Constituição Federal, estabelecendo procedimentos para o uso científico de animais; revoga a Lei nº 6.638, de 8 de maio de 1979; e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF, 09/10/2008, Seção 1, Pág. 1.

(13) BONES, V.C. O uso de animais em aulas práticas do Ensino Médio. Educação e Cidadania, v. 14, p. 8-15. 2012.

(14) GREIF, S.; TRÉZ, T. A verdadeira face da experimentação animal. Rio de Janeiro: Sociedade Educacional “Fala Bicho”, 2000.

(15) AURICCHIO, P.; SALOMÃO, M. G. Técnicas de coleta e preparação de vertebrados para fins científicos e didáticos. São Paulo: Instituto Pau Brasil de História Natural. 2002.

(16) RUSSEL, W. M. S.; BURCH, R. L. The Principles of Humane Experimental Technique. England: Universities Federation for Animal Welfare, 1992.

(17) MADEIRA, A. C. Direito de Objeção de Consciência na Experimentação Animal: Uma Controvérsia no Mundo Científico. 2008. 94f. Monografia (Bacharel em Direito) - Universidade Sul de Santa Catarina. Florianópolis, 2008.

(18) FERRARI, B. G. Experimentação animal: aspectos históricos, éticos, legais e o direito à objeção de consciência. 2004. 113f. Monografia (Bacharel em Direito)- Faculdade de Direito da Instituição Toledo de Ensino. Bauru, 2004.

(19) MORAES, G.C. O Uso didático de animais vivos e os métodos alternativos em Medicina Veterinária. 2005. 96 f. Trabalho de Conclusão de Curso - Universidade Anhembi Morumbi. São Paulo, 2005.

(20) BASTOS, J.C.F.; RANGEL, A.M.; PAIXÃO, R.L.; REGO, S. Implicações Éticas do Uso de Animais no Processo de Ensino-Aprendizagem nas Faculdades de Medicina do Rio de Janeiro e Niterói. Revista Brasileira de Educação Médica, v. 26, n. 3, set./dez. 2002.

(21) BRASIL. Lei no 6.638, de 8 de maio de 1979. Estabelece normas para a prática didático-científica da vivissecção de animais e determina outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF, 10/05/1979, Seção 1, Pág. 6537.

(22) BRASIL. Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998. Dispõe sobre as sanções penais e administrativas derivadas de condutas e atividades lesivas ao meio ambiente, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF, 13/02/1998, Seção 1, Pág. 1.

(23) BRASIL. Decreto nº 6.899, de 15 de julho de 2009. Dispõe sobre a composição do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal - CONCEA, estabelece as normas para o seu funcionamento e de sua Secretaria-Executiva, cria o Cadastro das Instituições de Uso Científico de Animais - CIUCA, mediante a regulamentação da Lei n o 11.794, de 8 de outubro de 2008, que dispõe sobre procedimentos para o uso científico de animais, e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília DF, 16/07/2009, Seção 1, Pág. 2.

(24) ANDRADE, A.; CORREA, S.; OLIVEIRA, R. S. Animais de laboratório: criação e experimentação. Rio de Janeiro: FIOCRUZ, 2002.

(25) SEIXAS, M.M.; VIRGENS, J.H.A.; MELO, S.M.B.; VAN HERK, A.G.S. Consciência na substituição do uso de animais no ensino: aspectos históricos, éticos e de legislação. Revista Brasileira de Direito Animal v. 5, n. 6, p. 71-96. 2010.

(26) BALCOMBE, J. Humane education’s expanding niche. Journal of Applied Animal Welfare Sciences v. 7, n. 3, p. 221-223. 2004.

(27) JUKES, N.; CHIUIA, M. From guinea pig to computer mouse: alternative methods for a progressive humane education. 2ª ed. England: International Network for Humane Education (InterNICHE), 2003.

(28) TRÉZ, T.A.; BACHINSKI, R. 1RNET promovendo a substituição do uso de animais no ensino superior. Disponível em . Acesso em 11/07/2013.

(29) DINIZ, R.; DUARTE, A.L.A.; OLIVEIRA, C.A.S., ROMITTI, M. Animais em aulas práticas: podemos substituí-los com a mesma qualidade de ensino? Revista Brasileira de Educação Médica, v. 30, n. 2, p. 31-41. 2006.

(30) OLIVEIRA, L.N.; RODRIGUES, G.S.; GUALDI, C.B.; FEIJÓ, A.G.S. A Lei Arouca e o uso de animais em ensino e pesquisa na visão de um grupo de docentes. Revista Bioethikos, v. 7, n. 2. p. 139-149.

(31) BATISTA, G. O.; SANTORI, R. T.; BASTOS, W.G. Que quelônio é esse? Desenvolvendo modelos didáticos para o ensino e a aprendizagem de zoologia. Boletim Informativo (Sociedade Brasileira de Zoologia), v. 36, p. 07-08. 2014.

(32) SANTORI, R. T.; SANTOS, M. G. Ensino de Ciências e Biologia: um manual para elaboração de coleções didáticas. 1ª. ed. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2015.

(33) MORALES, M.M. Métodos Alternativos à utilização de animais em pesquisa científica: Mito ou Realidade? Ciência e Cultura, v. 60, n. 2, p. 33-36, 2008.

(34) PACHECO, G.F.E.; SAAD, F.M.O.B; TREVIZAN, L. Aspectos éticos no uso de animais de produção em experimentação científica. Acta Veterinaria Brasilica, v.6, n.4, p.260-266, 2012.

(35) BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado, 1988.

Published

2016-06-15

How to Cite

da Silva, R. M., Santori, R. T., & Miranda, J. C. (2016). EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL E ENSINO. SaBios- Journal of Health and Biology, 11(1), 90–100. Retrieved from http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/sabios/article/view/2032

Issue

Section

Artigos de Revisões/Review Papers