A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CURRÍCULO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL
Palavras-chave:
educação ambiental, ensino, parâmetros curriculares nacionais, projetos.Resumo
As mudanças observadas nos setores técnicos, produtivos e do conhecimento têm suscitado discussões relativas à atuação e comportamento humano quanto a qualidade ambiental e de vida. A educação ambiental surge como uma ferramenta para auxiliar a mudança de mentalidade e de atitudes entre a relação homem-ambiente. Por apresentar um caráter interdisciplinar e holístico, e considerando a necessidade atual de se conscientizar e formar cidadãos que desenvolvam atitudes promotoras da conservação do ambiente, propostas ambientais por meio do emprego de projetos de trabalho, têm sido uma das várias alternativas realizadas em instituições de ensino. Devido à complexidade e dificuldades de colocar em prática o tema, especialmente no que tange às recomendações da transdisciplinaridade mencionadas nos parâmetros curriculares nacionais, o presente artigo objetivou pontuar e discutir por meio de reflexões críticas alguns aspectos do desenvolvimento da educação ambiental no ambiente escolar, dando ênfase a tal questão, durante a elaboração de projetos.
THE ISSUE OF ENVIRONMENTAL EDUCATION IN THE CURRICULUM OF PRIMARY EDUCATION
ABSTRACT
The observed changes in the technical, productive sectors and knowledge have sparked discussions on the action and human behavior as environmental quality and life. Environmental education emerges as a tool to assist the change of mentality and attitudes between the man-environment relationship. To present an interdisciplinary and holistic character, and considering the current need to educate and train citizens to develop attitudes that promote environmental conservation, environmental proposals through the use of work projects, have been one of several alternatives held in educational institutions. Due to the complexity and difficulties of putting into practice the subject, especially with regard to transdisciplinary recommendations mentioned in the national curriculum guidelines, this paper aimed to score and discuss through critical thinking some aspects of development of environmental education in the school environment, giving emphasis on this issue during the preparation of projects.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.