DENTAL AVULSION: ASSESSMENT OF DENTISTRY STUDENTS´ KNOWLEDGE IN SOUTHERN BRAZIL
Palavras-chave:
dentistry students, knowledge, dental trauma, avulsion.Resumo
This study aimed to investigate the level of knowledge of Dentistry students of State University of Maringá (UEM) about dental trauma and actions that must be adopted in emergency treatment of avulsed teeth. It is a cross-sectional quantitative study, with the participation of 87 first, third and fourth-year students of Dentistry course. Data, collected by a structured questionnaire, were statistically analyzed using Fisher's exact test. Results showed that the majority of interviewed students (69.3%) had some knowledge on dental trauma. Regarding the knowledge on the management of patients with avulsed teeth, results showed that students presented an increase in knowledge with the progress of the course. However, it was observed that some concepts remain flawed, even among more advanced level students. Therefore, results observed in this study suggest the need for adoption of new extracurricular training strategies or even a curricular adequacy in Dentistry courses, aiming to promote educational programs that lead to a better prognosis for treatment of dental avulsion cases
AVULSÃO DENTÁRIA: AVALIAÇÃO DO NÍVEL DE CONHECIMENTO DE ESTUDANTES DE ODONTOLOGIA DO SUL DO BRASIL
Esse estudo teve como objetivo investigar o nível de conhecimento de estudantes de Odontologia da Universidade Estadual de Maringá (UEM) sobre traumatismo dentário e condutas que devem ser adotadas no tratamento emergencial de dentes avulsionados. Trata-se de um estudo transversal quantitativo, com participação de 87 alunos matriculados nos primeiro, terceiro e quarto anos do curso de Odontologia, utilizando um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados. Os dados obtidos foram analisados estatisticamente por meio do Teste Exato de Fisher. Os resultados mostraram que a maioria dos estudantes entrevistados (69,3%) possuía algum conhecimento sobre traumatismo dentário. Com relação ao manejo de pacientes com dentes avulsionados, os resultados demonstraram que os estudantes apresentaram aumento no nível de conhecimento com o avanço do curso, entretanto, observou-se que alguns conceitos permanecem falhos, mesmo entre os estudantes de níveis mais avançados. Portanto, os resultados observados neste estudo sugerem a necessidade da adoção de novas estratégias de formação extracurricular ou de adequação curricular nos cursos de Odontologia, visando promover programas educacionais que levem a um melhor prognóstico dos tratamentos de casos de avulsão dentária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são cedidos pelo autor à SaBios-Revista de Saúde e Biologia, que está autorizada a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Copyright of articles published in this journal are transferred by the author to SaBios-Journal of Health and Biology, which is authorized to publish them in printed, digital or other existing way, without financial reward for authors. Considering that articles appear in this public accessed journal, they are free to be used in educational and non-commercial applications.