COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O MERCADO DE FARMÁCIAS
Palavras-chave:
Marketing, Comunicação Integrada, Farmácias, Maringá.Resumo
A comunicação de marketing é aspecto fundamental da missão geral de qualquer organização. O motivo para integrar as comunicações de marketing é que tal integração representa uma vantagem competitiva para as empresas. Este artigo aborda esta questão e procura investigá-la no setor de farmácias que se caracteriza como um importante segmento do varejo brasileiro. O estudo, com caráter descritivo e corte transversal, foi realizado por meio de pesquisa do tipo survey junto à população de farmácias da cidade de Maringá. Os resultados do estudo indicam que mesmo havendo uma grande predisposição em implementar programas integrados de comunicação, não é possível caracterizar a comunicação de marketing realizada pelas redes de farmácias em Maringá como sendo comunicação integrada de marketing. Foi identificado que a falta de investimentos no desenvolvimento de recursos humanos com habilidades especializadas representa a principal barreira para a adoção da comunicação integrada de marketing nas empresas pesquisadas.Downloads
Publicado
2012-11-30
Como Citar
Silva, A. M. Âlcantara da, Vieira, F. G. D., & Pépece, O. M. C. (2012). COMUNICAÇÃO INTEGRADA DE MARKETING: UM ESTUDO DESCRITIVO SOBRE O MERCADO DE FARMÁCIAS. Perspectivas Contemporâneas, 7(1). Recuperado de http://periodicos.grupointegrado.br/revista/index.php/perspectivascontemporaneas/article/view/1162
Edição
Seção
Artigo Completo ou Artigo Original
Licença
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista Perspectivas Contemporâneas o direito de primeira publicação, autorizando-a a publicá-lo em meio impresso, digital, ou outro existente, em sistemas/ferramentas de indexação, agregadores ou curadores de conteúdo, sem retribuição financeira para os autores. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, em aplicações educacionais e não-comerciais, com atribuição de autoria obrigatória. A revista Perspectivas Contemporâneas está licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional e possui selo Diadorim AZUL.